Sobre o debate

Nos últimos dias, vídeos de fábricas chinesas viralizaram no TikTok, alegando produzir itens idênticos aos de marcas de luxo como Hermès, Louis Vuitton e Lululemon, mas a preços muito mais baixos. Os fabricantes afirmam que produzem as mesmas peças — sem os logos — e as vendem diretamente aos consumidores, cortando intermediários e reduzindo drasticamente os preços.

Essa onda de vídeos surge em meio a tensões comerciais entre EUA e China, com tarifas elevadas sobre produtos chineses. Especialistas alertam que, embora algumas marcas utilizem fábricas na China para partes da produção, muitas das alegações feitas nos vídeos carecem de comprovação. Além disso, produtos vendidos sem autorização das marcas podem ser considerados falsificações e não oferecem garantias de qualidade ou segurança.

Como essas revelações podem afetar a percepção de valor das marcas de luxo? Quais são os riscos de comprar produtos diretamente de fábricas não autorizadas? Venha debater com a gente in English aqui no Talk of the Town!

Quer participar de debates como este?

Talk to Us