A FILOSOFIA E O CINEMA

Como a arte e o cinema podem ser pensados pela filosofia?

Neste novo curso do Talk of the Town, vamos buscar no pensamento de Gilles Deleuze e Henri Bergson um novo olhar para esta forma da expressão artística, para além do simples entretenimento. Descobriremos um “cinema do corpo” com John Cassavetes, um “cinema do tempo” com Andrei Tarkovski e Alain Resnais, e um “cinema pulsional” com Joseph Losey e Luís Buñuel e, com eles, encontraremos novos modos de vida.

Programação:

Aula 1: 11/03, quinta-feira, às 18:00h
Primeiro e segundo sistemas de imagens: o que pensa o pensamento? Uma introdução à problemática do pensamento na filosofia.
 
Aula 2: 18/03, quinta-feira, às 18:00h
A arte como a mais elevada atividade do pensamento sob as perspectivas de Gilles Deleuze e Henri Bergson
 
Aula 3: 25/03, quinta-feira, às 18:00h
A classificação deleuziana das imagens e o cinema da imagem-movimento
(exibição de trechos de filmes de John Huston, Joseph Losey, Ingmar Bergman, Joris Ivens, Pier Paolo Pasolini, Luís Buñuel, Carl Dreyer, John Cassavetes e  Akira Kurosawa)
 
Aula 4: 01/04, quinta-feira, às 18:00h
A cinema e a nova experiência do tempo
(exibição de trechos de filmes de Herman Mankiewicz, Andrei Tarkovski, Luchino Visconti e Alain Resnais)


Valores:
R$80,00 por encontro avulso
10% de desconto para alunos matriculados em 2021 no Talk of the Town

Os encontros serão conduzidos em português, através da ferramenta Zoom, pela professora Mariana Monteiro. Doutora em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense, mestre em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela PUC-Rio. 
É professora do curso de aperfeiçoamento em filosofia para o vitaliciamento e promoção na carreira de juiz da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e no curso de graduação em Direito da Universidade Gama e Souza. Professora em cursos livres de filosofia – série “Encontros Filosóficos” em variadas plataformas e para variados públicos.

Enviar matéria para amigo