A FILOSOFIA E O CINEMA

Neste novo curso do Talk of the Town, convidamos você a explorar como a arte – com destaque para o cinema – pode ser pensada pela filosofia. Juntamente com Gilles Deleuze e Henri Bergson lançaremos um olhar filosófico para essa forma da expressão artística, que vai além do simples entretenimento, é potência de pensamento. Descobriremos um “cinema do corpo” com John Cassavetes, um “cinema do tempo” com Andrei Tarkovski e Alain Resnais, e um “cinema pulsional” com Joseph Losey e Luís Buñuel e, com eles, a conquista de uma emoção criadora nos liberta novas intensidade para viver.

Os encontros serão conduzidos em português, através da ferramenta Zoom, pela professora Mariana Monteiro.

Programação:

Aula 1: 10/06, quinta-feira, às 16:00h

  • A arte como produção de pensamento, segundo Gilles Deleuze

Aula 2: 17/06, quinta-feira, às 16:00h

  • A filosofia se aproxima da arte: o Nômade e o sedentário, o liso e o estriado

Aula 3: 24/06, quinta-feira, às 16:00h

  • Agenciamento Gilles Deleuze / Henri Bergson e os sistemas de imagens

Aula 4: 01/07, quinta-feira, às 16:00h

  • Considerações sobre a o cinema da imagem-movimento / Debate a partir do filme “Mulher Sob Influência”, de John Cassavetes.

Valores:

R$90,00 por encontro avulso de 2 horas
10% de desconto para alunos matriculados em 2021 no Talk of the Town

PROFESSORA MARIANA MONTEIRO
Professora em cursos livres de filosofia pela Casa do Saber, Midrash e Talk of the Town com foco em reflexões sobre o diálogo entre filosofia e arte, especialmente o cinema. Doutora em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense, mestre em Direito Constitucional e Teoria do Estado pela PUC-Rio. Professora do curso de aperfeiçoamento em filosofia para o vitaliciamento e promoção na carreira de juiz da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e no curso de graduação em Direito da Universidade Gama e Souza.

Reservas e informações por telefone: (21) 98800-7789 ou e-mail: contato@talkofthetown.com.br.

Enviar matéria para amigo